A origem da Vila de Paranapiacaba data de 1860 e está associada à construção da São Paulo Railway, estrada de ferro que ligaria o interior do estado de São Paulo ao Porto de Santos. Para a realização das obras foi necessário a instalação de alojamentos provisórios destinados ao abrigo dos operários, os quais permaneceram no local - denominado Alto da Serra - ao longo do leito de implantação da ferrovia.
Posterioroemnte com o fim das obras, o acampamento foi utilizado pelos operadores e mantenedores da maquinaria e do tráfego ferroviário. O primeiro núcleo de povoamento local, denominado Vila Velha, foi estabelecido no caminho que mais tarde seria designado Rua Direira.
A circulação nesse setor da Vila era feita com dificuldades, e a distribuição das moradias se dava de maneira desordenada.
Diferentemente da Vila Velha, resultante de ocupação urbana espontânea por conta do canteiro de obras da São Paulo Railwau, a Vila Martin Smith foi o fruto de plano urbanístico extremamente inovador à época. Suas ruas largas, de traçados retos e regulares, continham casas padronizadas, com recuos em relação ao alinhamento da rua, incomuns no passado, o que possibilitava a existência de jardins.
Tais caracteríticas, seguem preservadas até hoje.
Em simetria harmoniosa na comparação com a Parte Baixa da Vila, tomando como eixo o leito ferroviário, construiu-se a ocupação do Morro, atualmente conhecido como Parte Alta da Vila. Em torno da capela foram edificadas as primeiras casas - inicialmente de pau-a-pique e logo rm seguida de madeira - inspiradas nas tripologias habitacionais da Vila Martim Smith.
Relógio da Estação : suas badaladas regulavam os horários dos trens e a entrada e saída dos funcionários da ferrovia. |