segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Paranapiacaba

Paranapiacaba

A origem da Vila de Paranapiacaba data de 1860 e está associada à construção da São Paulo Railway, estrada  de ferro que ligaria  o interior do estado de São Paulo ao Porto de Santos. Para a realização das obras foi necessário a instalação de alojamentos provisórios destinados ao abrigo dos operários, os quais permaneceram no local - denominado Alto da Serra - ao longo do leito de implantação da ferrovia.

 Posterioroemnte com o fim das obras,  o acampamento foi utilizado pelos operadores e mantenedores da maquinaria e do tráfego ferroviário. O primeiro núcleo de povoamento local, denominado Vila Velha, foi estabelecido no caminho que mais tarde seria designado Rua  Direira. 

A circulação nesse setor da Vila era feita com dificuldades, e a distribuição das moradias se dava de maneira desordenada.
Diferentemente da Vila Velha, resultante de ocupação urbana espontânea por conta do canteiro de obras da São Paulo Railwau, a Vila Martin Smith foi o fruto de plano urbanístico extremamente inovador   à época. Suas ruas  largas, de traçados retos e regulares, continham casas padronizadas, com recuos em relação ao alinhamento da rua, incomuns no passado, o que possibilitava a existência de jardins.

Tais caracteríticas, seguem preservadas até hoje.
Em simetria harmoniosa na comparação com a Parte Baixa da Vila, tomando como eixo o leito ferroviário, construiu-se a ocupação do Morro, atualmente conhecido como Parte Alta da Vila. Em torno da capela foram edificadas as primeiras casas - inicialmente de pau-a-pique e logo rm seguida de madeira - inspiradas nas tripologias habitacionais da Vila Martim Smith.





Relógio da Estação : suas badaladas regulavam os horários dos trens e a entrada e saída dos funcionários da ferrovia.

 

 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Barcelona

Barcelona


É a maior  cidade e a capital da comunidade autônoma da Catalunha, no nordeste da Espanha, e é também a capital comarca de Barcelonês e da província de Barcelona.

É a segunda maior cidade da Espanha, após Madrid. Possui uma população de cerca  de1 621 537 habitantes.
É a maior metrópole da Europa, dentre as localizadas na costa do mediterrâneo.

É a parte principal de uma região de cidades  e municípios adjacentes chamada área metropolitana de Barcelona.


Casa Batló

Plaça de  Catalunya
Museo Nacional d'Art de Cataluny





segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Nova York

Nova York




Outubro  está começando a fazer frio. No inverno,  faz muito frio. Escurece cedo. Neva. O clima realmente não ajuda. Mas quem passa o final do ano na Grande  Maçã, nem sente falta do Sol.
O importante é curtir a magia que toma conta da cidade.

Tem gente que já foi duaz vezes. Bom, na verdade, tem gente que já foi dez vezes. Gente que volta todo ano. Gente que nem conhece muito bem a própria cidade, mas sabe quase  tudo de Nova York. Gente que faz questão de ir, quando os termômetros  despencam. Dez graus negativos ? Não importa.

O final de ano está chegando. e Nova York final de ano   é final de ano.

Uma magia impar recheia a ilha. Não adianta,  vitrines viram instalações de arte. Lojas parecem magnetizar !










Times Square e Região concentra não só os teatros dos famosos musicais da Broadway, mas também cinemas, restaurantes e hotéis.

Estende-se da 40 th à 54 th Street e da 6th á 8 th Avenue. É a área  Square,  onde as   lojas fecham mais tarde, às 23 h, e da Fashion Avenue.

                                                                         Broadway shows



Lower Manhatan Nova York nasceu aqui. É fácil ver o velho e o novo : prédios históricos,  como a  Trinity Church de 1697, dividem espaços com arranha-céus. Nesta área, no extremo sul de Manhatatan fica o Ground Zero ( onde será erguido o substituto do World Center). Do Battery Park saem as balsas que levam à Estátua da Liberdade e a vizinha Ilha Ellis, que tem o Museu da Imigração.