domingo, 18 de junho de 2017

Brasília

Historia de Brasilia







história de Brasília, a capital do  Brasil,  localizada no Distrito Federal,  iniciou com as primeiras ideias de uma capital brasileira no centro do território nacional. A necessidade de interiorizar a capital do país parece ter sido sugerida pela primeira vez em meados do século XVIII, ou pelo Marquês de Pombal,   ou pelo cartógrafo italiano a seu serviço Francesco  Tosi   Clombina.  A ideia foi retomada pelos  Inconfidentes,  e foi reforçada logo após a chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro  em 1808, quando esta cidade era a capital do Brasil.
A primeira menção ao nome de Brasília  para a futura cidade apareceu em um folheto anônimo publicado em 1822, e desde então sucessivos projetos apareceram propondo a interiorização. A primeira Constituição da República,  de 1891, fixou legalmente a região onde deveria ser instalada a futura capital, mas foi somente em 1956, com a eleição de  Juscelino Kubitschek,  que teve início a efetiva construção da cidade, inaugurada ainda incompleta em 21 de abril de 1960  após um apertado cronograma de trabalho, seguindo um plano urbanístico de Lúcio Costa  e uma orientação arquitetural de Oscar Niemeyer. 


1) Catetinho

Catetinho foi a primeira residência oficial do presidente  Juscelino Kubitschek  no novo Distrito Federal  na época da construção da nova capital  do país, Brasília está situada  às margens da BR-070, próximo as cidades de Santa Maria e Gama.
O nome é uma ligação com a então residência oficial do presidente, o Palácio do Catete.  Projeto de Oscar Niemeyer,  foi construído em apenas 10 dias, em novembro de  1956,  é um prédio simples, feito de madeira, e conhecido como “Palácio de Tábuas”.
Foi planejado sem conforto ou honras oficiais, para que o Presidente não se distanciasse dos trabalhadores, que viviam em barracos e tendas. Ainda hoje de pé, abre-se aos visitantes alguns cômodos, como a antiga suíte presidencial, a sala de despachos, o quarto dos membros do governo, o quarto de hóspedes e a sala de refeições no térreo.




2) Templo da Boa Vontade

O Templo da Boa Vontade (TBV), localizado em Brasília/DF, é uma das 7 Maravilhas de Brasília eleito por votação popular e o monumento mais visitado da capital brasileira, recebendo por ano mais de um milhão de pessoas, segundo dados oficiais da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF). Nele, pessoas de todas as tradições espirituais e filosofias de vida existentes, inclusive as não religiosas têm a oportunidade de vivenciar momentos de paz e reflexão, em que cultura, arte e ecologia estão lado a lado com a Espiritualidade Ecumênica, em todos ambientes.





3) - Igrejinha Nossa Senhora de Fátima 

A Igrejinha da 307/308 Sul ou Igreja Nossa Senhora de Fátima foi o primeiro templo em alvenaria a ser erguido em Brasília,  inaugurado em 28 de junho de 1958.
Após a pedra fundamental  em 26 de outubro de  1957,  a igreja foi construída em cem dias, com o objetivo de pagar uma promessa da primeira-dama Sarah Kubitschek,  feita para curar sua filha.
A capela foi projetada por Oscar Niemeyer e sua arquitetura faz referência a um chapéu de freiras. Em seu interior e na fachada encontram-se azulejos de Athos Bulcão.
 Os afrescos  com bandeirolas e anjos de Alfredo Volpi,  foram cobertos por tinta em uma reforma ocorrida na  década de 1960. ..




4) Santuário Dom Bosco

Santuário Dom Bosco é uma das mais conhecidas Igrejas de Brasília  e uma das imagens mais frequentes nos cartões-postais dessa cidade. Ocupa uma boa parte da Quadra 702 Sul, em posição bastante central no Plano-Piloto. Ele foi criado por Lúcio Costa, projetor de Brasília.
Construído em homenagem ao padroeiro de Brasília, São João Belchior Bosco, o Santuário tem 80 colunas de 16 metros e é decorado por vitrais em 12 tonalidades de azul. No interior, um lustre de 3,5 m de altura, formado por 7.400 peças de vidro murano, simboliza Jesus, a luz do mundo. Portas produzidas em ferro e bronze, com baixos-relevos, lembram a vida de Dom Bosco.




5) Estadio Mané Garrincha

Estádio Nacional de Brasília "Mané Garrincha", também conhecido como simplesmente Mané Garrincha, é um estádio de futebol e arena  multiuso brasileiro , situado em Brasília, no Distrito Federal. 
O estádio faz parte do  Complexo Poliesportivo Ayrton Senna,  que engloba também o Ginásio  de Esportes Nilson Nelson e o Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet , dentre outros. Inaugurado em 1974, o estádio tinha a capacidade de acomodar 45.200 pessoas.

  .

6) Praça do Cruzeiro 

Cruzeiro – A história de um satélite perdido em Brasília


Nesse ponto mais alto da cidade, foi colocada a Cruz onde também foi realizada a Primeira Missa da nova capital, em 3 de maio de 1957. Mais de mil pessoas participaram dessa celebração que marcou o batismo de Brasília(Foto considerada oficial).






6a)  Memorial JK

Foi projetado por Oscar Niemeyer, inaugurado em 12 de setembro de 1981 e dedicado ao ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek fundador da cidade de Brasília.



 6b) Memorial dos povos Indígenas

Memorial dos Povos Indígenas é um museu brasileiro de Brasília, capital do Brasil. O museu é dedicado à cultura indígena brasileira. Foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e construído em 1987. Por muitos anos, esteve fechado mas, desde 1999, restabeleceu suas atividades.




7 - Palácio  Buriti

Torre de TV de Brasília é uma torre de transmissão televisiva construída em Brasília e inaugurada em 1967 com 244 metros de altura. Projetada por Lúcio Costa, a Torre da TV é um dos poucos edifícios importantes de Brasília que não são uma criação de Oscar Niemeyer.  





9 - Parque da cidade


Parque da Cidade é um parque multiuso localizado na Asa Sul em Brasília, no Distrito Federal. Foi fundado em 11 de outubro 1978 e possui 4,2 km². ... Foi renomeado para Parque Dona Sarah Kubitschek em 1997.





  Jantar 

Situado em Brasília, a 1 km do Shopping Conjunto Nacional, o Windsor Plaza Brasília oferece restaurante, bar e WiFi gratuito. Todos os quartos deste hotel dispõem de ar-condicionado e TV . 




11/06 - domingo

1 - O Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, obra de Oscar Niemeyer, localizado na Esplanada dos Ministérios, foi construído exclusivamente com recursos do GDF. O Conjunto Cultural da República constituído de vários equipamentos culturais inclui, principalmente, a Biblioteca e o Museu Nacional, idealizados por Lucio Costa e previstos desde o final da década de 1950.Segundo a designação do Relatório do Plano Piloto de Brasília1, elaborado em 1957 por Lucio Costa, o Museu Nacional foi construído para integrar o Setor Cultural Sul da Nova Capital.Concluído em 2006, o Museu Nacional representa uma síntese arquitetônica da alta modernidade que compõe os monumentos da Esplanada. Sua construção teve início em 1999 e sua inauguração deu-se em 15 de dezembro de 2006, com uma exposição sobre a obra de Oscar Niemeyer.




2 -Catedral Metropolitana de Brasília

Catedral Metropolitana de Brasília. A catedral e as estátuas dos Quatro Evangelistas. ... Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com cálculo estrutural do engenheiro Joaquim Cardoso, foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. Sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958.




3 - Esplanada dos Ministérios


A área da Esplanada é um vasto gramado com 17 prédios de construção uniforme, que abrigam os ministérios, que são os órgãos do Poder Executivo. Ao final da sua extensão, encontra-se o Congresso Nacional.



4 - Ministério das Relações Exteriores (Palácio Itamaraty )
Palácio Itamaraty, também conhecido como Palácio dos Arcos, é a sede do  Ministério das Relações Exteriores do Brasil, situado em Brasília, capital do  Brasil.  Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com cálculo estrutural Joaquim Cardoso  e o projeto executivo desenvolvido pelo arquiteto Milton Ramos, o palácio foi inaugurado oficialmente em 20 de abril d 1970  pelo presidente Emílio  Médici. 



5a - Praça dos Três Poderes

Praça dos Três Poderes, em Brasília, no Brasil, é um amplo espaço aberto entre os três edifícios monumentais que representam os três poderes da República: o Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo).






5b - Palácio do Planalto

história do Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo. A inauguração do Palácio do Planalto marca a história brasileira por simbolizar a transferência da capital federal para o interior do País, promovida no governo do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. ... O palácio passou a sediar o Poder Executivo federal .




5c- Congresso Nacional

HISTÓRICO DO CONGRESSO NACIONAL. ... O fim da monarquia e o advento da República conduziram à elaboração de uma nova Constituição, de 1891, a qual determinava que o Poder Legislativo seria exercido pelo Congresso Nacional, composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.





5d- STF

A Constituição promulgada em 24 de fevereiro de 1891, que instituiu o controle da constitucionalidade das leis, dedicou ao Supremo Tribunal Federal os artigos 55 a 59. O Supremo Tribunal Federal era composto por quinze Juízes, nomeados pelo Presidente da República com posterior aprovação do Senado.




5e - Palácio da Justiça

De autoria de Niemeyer, o palácio assemelha-se ao do Ministério das Relações Exteriores e ao Itamaraty, por causa dos seus arcos. Além do espelho d’água, cascatas artificiais correm por calhas de concreto e são a atração da fachada principal. Recentemente, passou a ser conhecido como Palácio Raimundo Faora..



6a- Pira da Liberdade - Panteão da Pátria Tancredo Neves

Foi inaugurado em  7 de setembro de 1986,  patrocinado pela  Fundação Bradesco e doado ao governo brasileiro  durante a gestão de  José Sarney.  Como não se trata de um mausoléu, o termo correto para designar o monumento deveria ser  cenógrafo,  significando um memorial fúnebre erguido para homenagear alguma pessoa ou grupo de pessoas cujos restos mortais estão em outro local ou estão em local desconhecido.






7 - Ponte JK

Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JK ou Terceira Ponte, está situada em Brasília,  ligando o  Lago Sul, Paranoá e São Sebastião  à parte central de Brasília, através do Eixo Monumental,    atravessando o Lago Paranoá.  Inaugurada em  15 de dezembro de 2002,           a estrutura da ponte tem um comprimento de travessia total de 1200 metros, largura de 24 metros com duas pistas, cada uma com três faixas de rolamento, duas passarelas nas laterais para uso de ciclistas e pedestres  com 1,5 metros de  largura e comprimento  total dos vãos de 720 metros.




8 - Ermida Dom Bosco

Ermida de Dom Bosco é uma pequena capela construída em homenagem ao homem que lhe dá nome e que foi beatificado pelo Papa em 1962. Tem a forma de uma pirâmide de base inclinada, é revestida em mármore branco e possui uma cruz metálica no topo. Foi projetada por Oscar Niemeyer e construída sobre uma plataforma de lajes às margens do Lago Paranoá.



9 - Teatro Nacional Cláudio Santoro

O Teatro Nacional Claúdio Santoro, mais conhecido como Teatro Nacional, foi construído em várias etapas. Suas obras foram iniciadas em 30 de julho de 1960 e entregues em 6 de março de 1979. Destaca-se do conjunto da Esplanada dos Ministérios pela volumetria piramidal que se contrapõe à quadrangular dos Ministérios, compondo, juntamente com o edifício do "Touring Club", a ligação entre o eixo administrativo e o setor de diversões.



10 -´Ida para o aeroporto

Aeroporto Internacional de Brasília. O Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek (IATA: BSB, ICAO: SBBR) é um aeroporto internacional na região administrativa do Lago Sul, no Distrito Federal. ... A DF-025 se estende por parte do perímetro do aeroporto, tendo ligação com a rodovia BR-450.