quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Milão

Duomo

A cidade de Milão é a capital do design todos os anos, durante o verão europeu. A semana do Design de Milão repune os mais inovadores e importantes profissionais da área, que atraídos pelos séculos de história da cidade aproveitam para flanar por suas ruas e visitar grandes monumentos.

Um dos passeios obrigatórios é a Catedral Duomo, que impressiona desde a imponente fachada de mármore encimada pela estátua dourada da Madonnina até o interior, com cinco grandes naves decoradas por intrincados vitrais. Construída a partir de 1386 e só concluída em 1831, mais  de quatro séculos depois, a catedral ainda passaria por reformas no século XX, quando decidiram trocar as cinco portas da fachada. Atualmente a cúpula central está sendo restaurada, para amenizar os efeitos do tempo e preservar essa que é considerada uma das mais célebres e sofisticadas construções em estilo gótico da Europa. A catedral é o símbolo e o coração da cidade, e seu terraço oferece uma das mais belas vistas de Milão. Seu imenso patrimônio inclui centenas de estátuas, esculturas e vitrais deslumbrantes. Curiosidade : em 2009, Silvio Berlusconi foi o alvo do arremesso de uma estatueta da catedral, que depois teve que confeccionar uma série de miniaturas para satisfazer a demanda do público. Virou um símbolo de rebeldia  contra o governo.




Galleria Vittorio Emanuele II
 
Ao lado da Catedral Duomo e do famoso Teatro Scala de Milão, A Gallerie Vittório Emanuele II é um verdadeiro templo da elegância, com lojas de grifes como Gucci e Prada e um ambiente charmoso. Projetada em forma de cruz pelo arquiteto Giuseppe Mengoni, tem estilo neoclássico com alguns toques de barroco. Foi construída entre 1865 e 1877 para ligar as praças Duomo e Scala. Coberta por uma estrutura de ferro com cúpulas de vidro e afrescos e com entradas em forma de arcos de triunfo, tornou-se conhecida em toda a Europa logo após ser inaugurada por suas dimensões e por simbolizar uma nova era de modernidade e progresso. É tradicional entre os turistas e milaneses girar os calcanhares no mosaico que retrata um touro no chão da galeria central, que segundo a lenda, afasta o mal. E deve afastar mesmo, porque o pavimento já desgastou-se tanto que formou um buraco.
 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário