domingo, 14 de junho de 2020

Vale de Los Caídos - Monastério















Valle de Los Caídos (em português: "Vale dos Caídos") ou Abadia de Santa Cruz do Vale dos Caídos é um memorial franquista  monumental e basílica  erguida entre 1940 e 1958, a cerca de 40 km de Madrid,  no município de  San Lorenzo de El  Escorial,  em memória dos  nacionalistas  mortos na  Guerra Civil Espanhola,  de 1936-1939.

Foi mandado erigir pelo ditador espanhol  Francisco Franco,  que, apesar de não ser uma vítima da Guerra Civil, está enterrado no Valle juntamente com outros 33 872 combatentes nacionalistas da Guerra Civil, mas que após muitos anos de controvérsia daqueles que defendiam que Franco não deveria de estar sepultado neste cemitério porque não foi vítima da guerra civil espanhola.

Inclui uma basílica escavada dentro da rocha, na qual estão sepultados os mortos de ambos os lados que se enfrentaram na citada guerra. No mesmo complexo há uma biblioteca e uma abadia beneditina.

Sobre a colina que se sobrepõe à basílica, encontra-se uma cruz monumental que pode ser acedida pelo  Funicular do Vale dos Caídos. 











O mosteiro foi construído na Idade Média ao redor da gruta onde teria sido encontrada a imagem de Nossa Senhora de Monte Serreado, em 880. ... Durante a ditadura de Francisco Franco, que reprimiu o nacionalismo catalão, em meados do século XX, o mosteiro foi um reduto da cultura catalã.







Nenhum comentário:

Postar um comentário